A Matrix

A sensação de que algo está errado no ar é algo latente ao ser humano. Muitas teorias para explicar tal fenômeno foram desenvolvidas ao longo de toda a história da humanidade, desde o principio da filosofia até os dias atuais. Platão em sua obra “A República”, para exemplificar, alega no mito da caverna que o mundo em que vivemos, o qual nós acreditamos ser a total realidade, nada mais é uma sombra da realidade, sem citar o seu conceito do mundo das idéias.

A Bíblia também nos fala de um outro mundo ao nosso redor, um mundo povoado por seres sobrenaturais, os quais não podem ser vistos, sentidos ou entendidos. Desta forma, este mundo espiritual co-existe com o nosso mundo físico, de maneira semelhante ao mito da caverna, onde apenas enxergamos sombras da realidade, aquelas que julgamos se tratar da realidade.

A matrix é um conceito mais amplo do que o mito da caverna e o mundo das idéias, ela abrange teses e conceitos e os amplia. A matrix é uma prisão para a mente e um padrão de pensamento alinhado e influenciado a um senso comum, um conceito pré-maturo de inteligência coletiva, onde um só ser, físico, espiritual ou cibernético controla a real inteligência e a total realidade dos fatos, mas na dependência de mentes para criar o mundo das idéias.

Portanto nos resta questionarmos a nós mesmos, diante de um espelho talvez: Qual a sua realidade?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dores